(51) 3036-2166         (51) 9 9572 4674

Notícias

Sartori anuncia concurso para preencher 6,1 mil vagas na Segurança Pública do RS

     O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou nesta terça-feira (4) a abertura de um concurso público para preencher 6,1 mil vagas na área da segurança, incluindo Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros (veja as vagas e cargos abaixo).

 

     "Este será o maior concurso na área da Segurança Pública dos últimos 30 anos", disse Sartori no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

 

     A expectativa é que o edital seja lançado em um mês. "Nós vamos tentar abreviar o máximo de tal forma que a minha expectativa, não quero estabelecer prazo, mas não mais do que 30 dias, já vamos lançar os editais e fazer esse concurso", ponderou o secretário da Segurança Pública do estado, Cezar Schirmer.

 

     Em seu discurso, Sartori disse que a segurança pública é uma prioridade do governo. "Tanto que o orçamento para 2017 foi aprovado com aumento de custeio apenas para esta área, com incremento de 19%", citou o governador gaúcho sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado.

 

     A proposta previa aumentar em 18,6% o dinheiro aplicado em segurança pública. Em valores, o percentual representa R$ 589 milhões a mais que o montante destinados à área em 2016.

 

     Os aprovados, segundo o Piratini, serão distribuídos em todo o estado, mas vão reforçar o efetivo, principalmente, da capital e cidades da Região Metropolitana.

 

     "Esse reforço vai atender as demandas de todo o estado. A capital e Região Metropolitana são importantes, mas precisamos pensar no nosso interior", explicou. "O crime migra de um local para outro e nós vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul", completou.

 

     Sartori também oficializou o chamamento dos suplentes do último concurso da Brigada Militar. Serão 49 novos alunos na Academia de Polícia Militar e 75 na Escola de Bombeiros.

Ele ainda citou que estão em andamento dois concursos públicos: um para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Supepe), com 720 vagas, e outro para o Instituto-Geral de Perícias (IGP), com 106 vagas.

 

Anúncio é recebido com expectativa

 

     O anúncio de Sartori foi bem recebido entre as corporações. Mesmo em meio à crise financeira, que obriga o governo gaúcho a parcelar os salários dos servidores, a expectativa é que o aumento de efetivo amenize os problemas envolvendo a segurança pública.

 

     “É um momento histórico. Essa é uma demanda da instituição há muito tempo. Nas últimas décadas o aporte do efetivo sempre foi aquém do número de saída de PMs”, comentou o comandante da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago.

 

     "Esses números não só trabalham a questão da recuperação do efetivo que se perdeu, mas também já prevendo o que se pode perder no futuro", analisou o chefe da Polícia Civil no estado, delegado Emerson Wendt.

 

 

Concurso público

 

Vagas Função
4,1 mil soldados da Brigada Militar
200 oficiais da Brigada Militar
450 soldados do Corpo de Bombeiros
50 oficiais do Corpo de Bombeiros
1,2 mil policiais civis
100 delegados da Polícia Civil

 

Fonte: Governo do estado

Confira também:

BANCA DEFINIDA PARA CONCURSO POLICIA CIVIL/RS: FUNDATEC!!!

BRIGADA MILITAR-RS: CONCURSO SERA NOVAMENTE EM CONJUNTO COM BOMBEIROS

Concurso Brigada Militar: a banca ja foi escolhida: FUNDATEC!